O excesso de velocidade continua sendo uma das principais causas de acidentes de trânsito no Brasil. De janeiro a outubro de 2024, o número de infrações por excesso de velocidade mais que dobrou em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Este aumento alarmante destaca a necessidade urgente de medidas eficazes para combater essa infração.
Dados Alarmantes
Entre janeiro e outubro de 2024, o excesso de velocidade resultou em mais de 5.079.000 autos de infração, um aumento de 137,5% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram registradas mais de 2.138.000 autuações. Além disso, foram registrados 3.478 sinistros e 358 óbitos devido ao excesso de velocidade neste período.
Situação na Bahia
Nas rodovias federais da Bahia, as infrações por excesso de velocidade aumentaram quase 150%, com a BR-324 liderando o ranking das rodovias mais autuadas. Entre janeiro e dezembro de 2024, o excesso de velocidade resultou em 233.171 autos de infração nas BRs da Bahia, uma média de mais de 630 por dia. Este índice representa um aumento de 142,78% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Infrações | 2023 | 2024 | % |
Transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20% | 79.567 | 192.419 | +141,83% |
Transitar em velocidade superior à máxima permitida em mais de 20% até 50% | 14.737 | 35.612 | +141,65% |
Transitar em velocidade superior à máxima permitida em mais de 50% | 1.738 | 5.140 | +195,74% |
TOTAL | 96.042 | 233.171 | +142,78% |
Causas dos Acidentes
Os dados demonstram que as três principais causas prováveis de sinistros registrados pela PRF na Bahia têm ligação com o excesso de velocidade: reação tardia ou ineficiente (517), ausência de reação do condutor (398) e o próprio excesso de velocidade (250). Essas causas representam pelo menos 1.165 sinistros, ou 28,87% do total.
Tempo de Reação
A reação tardia do condutor está diretamente ligada ao “tempo de reação”. Estudos recentes indicam que ninguém reage a uma situação inesperada em menos de 1,8 segundos durante o dia e 2,5 segundos durante a noite. Este tempo de reação, conhecido como tempo de P.I.E.V. (Percepção, Identificação, Emoção e Vontade), pode chegar a até 5,1 segundos, dependendo de fatores como cansaço, enfermidades, idade, álcool e outras drogas.
Impacto da Velocidade
Considerando o tempo de reação de 1,8 segundos, um veículo a 100 km/h percorrerá ao menos 50 metros antes que o condutor possa reagir. Se o tempo de reação for de 5,1 segundos, a distância percorrida aumenta significativamente, tornando impossível evitar muitos dos sinistros.
Legislação e Punições
O excesso de velocidade é considerado infração de trânsito pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com penalidades variando de acordo com o excesso praticado. A infração pode ser média, grave ou gravíssima, com multas e suspensão do direito de dirigir.
Conclusão
Apesar das punições e da alta probabilidade de sinistros fatais, muitos condutores continuam a praticar o excesso de velocidade. A fiscalização, após a alteração proposta pela Resolução 798/20 do CONTRAN, permite que os infratores contumazes driblem a fiscalização, alterando sua velocidade ao reconhecer características de fiscalização eletrônica, ou da presença de agentes na via.
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“Este artigo foi revisado com a ajuda de uma ferramenta de inteligência artificial para garantir informações precisas e atualizadas.”